terça-feira, 29 de novembro de 2011

ARTE NAS [ARTE NAS MÃOS DE DEUS 1]



                                             

        A profetisa Mirian;irmã de Arão,tomou um tamborim,e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborim e com  danças”.
                                                                                                                                       (Êxodo 15;20)
                    
                                                  Dança
       _Arte de falar através do corpo.Dança é movimentar o corpo dizendo o que  a pessoa está sentindo.A dança atrai o nosso sentimento.
         Quando a profetiza Miriã tomou o tamborin,ela tocava e dançava;e todas as  mulheres foram atraídas pelo que  ela dizia,através dos movimentos do seu corpo.

         A alegria de Mirian era tão grande pelo grande feito de Deus,que todas as mulheres de Israel foram contagiadas pelo mesmo sentimento.
       _Desde tempos muito antigos a dança já era usada para transmitir a alegria dos povos em acontecimentos domésticos e nacionais.
        “Sucedeu,porém,que,vindo Saul e seu exército,e voltando também Davi de ferir os Filisteus ;as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do Rei Saul,cantando e dançando, com tambores,com júbilo e com instrumentos de música.” (I Samuel 18:6)

       _As mulheres  hebréias festejavam com dança a volta dos guerreiros vitoriosos.Também era comum à adoração com dança principalmente pelas mulheres,nas cerimônias religiosas.

       “Ordenaram aos filhos de Benjamim,dizendo:Ide,e emboscai-vos nas vinhas,e olhai;e eis aí,saindo as filhas de silo a dançar em rodas,sai vós das vinhas,e arrebatei,dentre elas,cada um sua mulher,ide-vos à terra de Benjamim.”  ( Juízes 21:20,21)

      _ Os homens  dependendo da ocasião também,dançavam.Como foi o caso do Rei Davi que dançou diante da arca da aliança.”
        “Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor ;e estava cingido duma estola sacerdotal de linho.”
                                                                      (II Samuel 6:14)
      _Como vimos,a dança não é apenas uma série de movimentos cadenciados do corpo ao som de uma música.Dança é transmitir alegria,principalmente quando dançamos para exaltar o nome de Deus como é  o objetivo do verdadeiro cristão que adora o Senhor.

      Mas ao longo dos  tempos o homem na sua demonstração de rebeldia ,foi criando novas formas de  danças.Tendo em cada país suas danças regionais e populares;para falarem de suas crendices e exibição do seu próprio corpo profanando um instrumento de adoração à Deus.

      O Cristão adorador deve aprender à adorar a Deus com seu próprio corpo,pois através da sua adoração pode libertar vidas das prisões carnais e ensinar as novas gerações  que  o corpo também é um instrumento de adoração ao nosso Senhor Jesus Cristo.

     “Ele acode à vontade dos que o temem ,atende-lhes o clamor e os salva.
      O Senhor guarda a todos os que o amam;porém os ímpios serão exterminados.
      Profira a minha boca louvores ao Senhor,e toda carne louve o seu santo nome,para todo sempre.”  (Salmo 145:19,20,21)

    _O mundo está cheio de adoradores que não  tem medo,nem vergonha de movimentar seu corpo em adoração à satanás,fortalecendo o reino do diabo.

      Deus nos constituiu adoradores que adorem ao pai em Espírito e verdade,que dêem dignidade ao seu nome.
      Por isso o nosso corpo que é  instrumento de adoração deve ser santo.

     “Como  filhos da obediência não  vos amoldeis as paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;pelo contrário,segundo é santo aquele que vos chamou,tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,porque escrito está:
     “Sede santos porque eu sou Santo(I Pedro 1:15,15,16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário