terça-feira, 29 de novembro de 2011

APOSTILA - [PECADO]



            

PECADO
.
“Por que todos pecaram, precisam da gloria de Deus.(Romanos 3:23)                                               
           - A coisa mais terrível que existe neste mundo, é o pecado. Foi o pecado que fez Lúcifer se transformar de Belo anjo em Satanás, o inimigo de Deus.
         - Foi o Pecado que trouxe a mentira, a cobiça, o roubo, o ódio, o assassinato, a tristeza, a doença e a morte a este mundo.
O QUE É PECADO?
         Bíblia fala muito sobre pecado, mas o que é pecado? Pecado é pensar, dizer e fazer coisas erradas.
         Deus nos mostra através da Bíblia o que é certo e o que é errado.
         Exemplo:
         “Não terás outros deuses diante de min, não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, e do que há em baixo na terra, nem do que há nas águas debaixo da terra, não adorarás tais coisas , nem lhes prestarás culto; Eu Sou o Senhor teu Deusforte e “zeloso”, que vinga a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e que usa misericórdia até mil gerações com aqueles que amam e guardam os meus mandamentos.”  (Êxodo 20: 3 á 6)
         - Isto quer dizer que Deus deve ter o primeiro lugar na sua vida. Nós não devemos amar  alguém ou alguma coisa mais do que amamos a Deus.
         Honra teu pai e tua mãe para que te prolonguem os teus dias de vida na terra que o Senhor teu Deus te dará.”  (Êxodo 20:12)
         - Isto quer dizer que os filhos devem amar, respeitar e obedecer aos pais. Quando
você responde para seus pais e os desobedece, você está pecando contra Deus.
  “Não furtarás”   (Êxodo 20: 15)               
- Isto significa que nós não devemos pegar coisas que não nos pertencem. Roubar é errado, não importa o que foi roubado. Até na escola quando se cola a prova de alguém, você está roubando o conhecimento que não lhe pertence.
“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
                                                                   (Êxodo 20: 16)
- Isto quer dizer, “não mentirás”. Deus não gosta da mentira, quando você conta uma mentira, você está pecando contra Deus.
PORQUE NÓS PECAMOS?
Quando nós dizemos e fazemos coisas erradas, nós agimos à nossa própria maneira. É pecado quando escolhemos fazer a nossa própria vontade ao invés de fazermos a vontade de Deus.
O nosso orgulho nos impulsiona a desobedecer, por isso que é de suma importância Jesus em nossas vidas. Ele nos ajuda a resistimos às tentações diversas em nossas vidas.
     “... O que sair vencedor ficará ileso da segunda morte”.
                                                                (Apocalipse 2: 11)
“Aquele que vencer, eu o farei sentar comigo no meu trono, assim como eu mesmo também venci, e me sentei com meu pai no seu trono”.
                                       (Apocalipse 3: 21)
- Precisamos reconhecer as nossas atitudes erradas. Para que não venhamos ser visto por Deus e pelos homens, agindo de forma imprudente pois isso revela nosso caráter. Precisamos começar em nossas vidas uma mudança de atitude.
Nós temos machucado o coração de Deus e decepcionado os nossos parentes e amigos, com nossas atitudes malignas.    
O primeiro ato de mudanças e reconhecer seus erros e sentir o desejo de mudar, diga, para Jesus,eu quero mudar, eu quero amar e obedecer a Deus.” E passe de hoje em diante a te policiar, caso ainda assim venha errar, saiba que Jesus esta pronto para ouvir o teu arrependimento e lhe perdoar.
O QUE O PECADO FAZ?
A conseqüência do pecado é nada mais, nada menos que a separação de nosso relacionamento com Deus, pois  Deus é santo e Deus não se relaciona com pecado.
O pecado separou Adão da comunhão com Deus, aqueles que morrem sem terem seus pecados perdoados  ficarão para sempre separados de Deus e irão para um lugar terrível que a bíblia chama de inferno.
“Mas as vossas iniqüidades (pecados) fazem separação entre vós e o vosso Deus...”      (Isaías 59:2)
QUEM PODE PERDOAR OS NOSSOS PECADOS?
         Sabemos que o pecado nos separa de Deus, agora precisamos saber como conseguir o seu perdão. A Bíblia fala de uma pessoa que teria esse poder de perdoa os nossos pecados e ser o nosso intermediador direto junto a Deus.
         Mais para essa pessoa ter esse poder precisou morrer em uma cruz; ao 3º dia ressuscitou e todo o poder foi lhe entregue por Deus, no céu e na terra, o seu nome é Jesus (yeshua) que significa, Deus salva.
“Dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, por que ele salvará o seu  povo dos pecados deles.”(Mateus 1:21)
         “Deles dão testemunho todos os profetas de que todos o que crêem nele recebam, por meio do seu nome, a remissão dos pecados.”
    (Atos 10:43)
- Se você nunca aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador, você pode fazê-lo agora.
Como essa é uma decisão pessoal entre você e o Senhor Jesus, ache um lugar onde você possa ficar sozinho por alguns minutos. Em suas próprias palavras, diga para o senhor Jesus que você está arrependido dos seus pecados e que você não quer continuar a fazê-los. Agradeça a ele por lhe amar tanto ao ponto de ter morrido na cruz por você.      
                                                                                                                        Diga-lhe que você quer aceitá-lo como Salvador. Peça-lhe que entre no seu coração e o guarde de pensar, dizer e fazer coisas erradas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário