sexta-feira, 5 de novembro de 2010

APOSTILA - I [Salvação]

                                           
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. Porque Deus enviou o seu filho ao mundo não para que julgasse o mundo,mas para que o mundo fosse salvo por ele”.                                                                                                                                      (João 3:16, 17).

- Esta passagem bíblica ilustra a necessidade que o ser humano tem em ser resgatado da escravidão do pecado, espiritualmente muitos se encontram mortos não podem desfrutar das riquezas que Deus tem, destinado para você.
- O Senhor vendo o Homem perdido pelo pecado, decide criar um plano para libertá-lo
do pecado, e para o cumprimento do mesmo, faz-se necessário osacrifício de seu único filho, Jesus Cristo.
“Porque é pela graça que fostes salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, porque é um Dom de Deus, não pelas vossas obras, para que ninguém se glorie”.
(Efésios 2: 8,9).
“O teu dinheiro pereça contigo, visto que julgaste que o Dom de Deus se pode adquirir com dinheiro”.
(Atos 8:20)
O QUE É GRAÇA?
É a misericórdia que Deus dá a quem não a merece. A graça é o grandioso presente concebido por Deus a todos os que querem receber, e não tem preço.
GRAÇA: Vem do grego (Cáris), que significa “beleza ou atrativo”.
A graça começa em Deus ele não nos vê em nossa lamentável condição, mas
contempla-nos de um modo favorável que é o que produz o milagre da transformação (Deus não olha os defeitos).
- Por causa da maldade do homem, Deus tomou a decisão de destruir a terra com o dilúvio, uma vez que toda a carne havia se corrompido e a única coisa que preservou a existência da humanidade foi que:

 “Noé achou graça diante dos olhos de Deus”.
(Gênesis 6:5 a 8)
- Alguns pensam que, para entregar suas vidas ao Senhor, devem  ser melhores do que sãoe deixam passar os dias pensando que mudarão no amanhã.
O interesse é que, em se tratando de fé, o senhor não exige esforço algum de nossa parte, uma vez que você pode dizer.
(Todo o castigo que eu, como pecador, merecia, recaiu sobre aquele homem chamado Jesus, que não cometeu pecafo algum. E todo o bem que Jesus deveria receber, veio sobre mim, somente por crer nele. Deus me vê através de Jesus, e eu me comunico com Deus por meio do Senhor Jesus).
“Porque todos pecaram e estão privados da Glória de Deus e são justificados gratuitamente pela sua graça, por meio da redenção, que está em Jesus Cristo”.
(Romanos 3:23,24)
- Na Roma Antiga os escravos eram colocados sobre um estrado de madeira com uma lança cravada em um poste sobre sua cabeça. A lançasimboliza que o escravo estava à venda.
Aquele que o comprasse tinha todo o direito sobre ele. O escravo não tinha o direito de escolher, pois quem o governava era seu amo.
Nós também, por causa do pecado, fomos exibidos no mercado desatanás e a lança sobre nossas cabeças era o dedo acusador de satanás. Era necessário que alguém nos comprasse, e foi o que Jesus Cristo fez.
“Cristo remiu-nos da lei, feito ele mesmo maldição por nós, porque está escrito: maldito todo aquele que está pendurado no madeiro”.
(Gálatas 3:13)
- É tão valiosa a graça salvadora que Deus, com todo o seu poder, não encontrou outra forma de redimir-nos, senão através do Bendito sangue de seu próprio filho. Por meio de Jesus, tudo o que o homem perdeu no paraíso, foi-lhe restituído por meio da fé.
“Quando, porém, veio Cristo como Sumo Sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”.
(Hebreus 9:11,12)

- Tabernáculo era um santuário deste mundo onde o sumo sacerdote oferecia sangue de animais uma vez por ano, parapurificação da carne do povo.
perfeito tabernáculo, não feito por mãos, é o Céu, onde Cristo entrou uma única vez para oferecer o seu próprio sangue para a purificação da consciência do povo.
Nenhum homem poderá voltar a desfrutar da vida e das riquezas espirituais, se antes não reconhecer sua condição de pecador e aceitar o sacrifício de Cristo na Cruz, depositando sua fé nele.
“Se confessares com a tua boca o Senhor Jesus e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para alcançasr a justiça, mas com a boca se faz a confissão para conseguir a salvação”.
(Romanos 10:9,10)
Examine integralmente sua vida e observe se há nela alguma situação de pecado que não tenha sido confessada diante de Deus.Renuncie a isto e procure gozar da santificação que traz consigo o plano de salvação.

(Agora que você já abriu o seu coração, faça uma listade pessoas próximas a você, que não tenham aberto o seu coração a Jesus. Ore por elas e peça ao Senhor que lhe dê a oportunidade de compartilhar o plano de salvação, para que também sejam participantes da graça de Deus).


Hebreus 9:12 – Romanos 3:24 – Tito 3:7 – I João 2:15 a 17 – I Tessalonicense 5:23 – João 3:3 a 5 – II Coríntios 8:9 – Gênesis 6:5 a 8 – Romanos 10:4 – Salmo 85:10,11 – Romanos 5:8 – Colossenses 2:14 – I Coríntios 1:30.

Livros pesquisados:

ü  Bíblia Sagrada (Edição Paulinas e João Ferreira Almeida)
ü  A Doutrina da Redenção (De: J. Irvin Overholtzer)
ü  Fundamentos: Nível 1 ( De: Cezar Castellanos)
ü  Dicionários (De: Novo Brasil Editora Ltda)
ü  Manual Bíblico (Henry H. Halley)

APERFEIÇOADO POR:      Jonas D. C. Ferreira
02 de Janeiro de 2004
Mosqueiro – Belém – Pará – Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário